"Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é ESCÂNDALO para os judeus, e LOUCURA para os gregos..."
(1 Coríntios, 1:22-23)
Movido pelo Espírito Santo, Paulo define os dois grupos de ouvintes que mais resistiam à Mensagem do Evangelho pregada por ele. Judeus, que buscavam sinais e provas palpáveis da parte de Deus e Gentios, que buscavam sabedoria terrena e afinidade de pensamento filosófico.
A rejeição de ambos ao cristianismo, serve para nos ensinar que também nos dias de hoje, nos deparamos com dois tipos semelhantes de ouvintes. Aqueles que, como os judeus, só buscam sinais e misticismo e aqueles que, como os gregos, estão totalmente focados somente no quesito intelectual, negando toda realidade transcendente da esfera espiritual.
Aqueles religiosos esotéricos e adeptos do misticismo geral, rejeitam toda a forma de submissão doutrinária da experiência cristã genuína e estes orgulhosos intelectuais repudiam a Fé e a simplicidade lógica do Chamado bíblico ao arrependimento e a rendição absoluta ao senhorio de Cristo.
Mesmo dentro da cristandade evangélica existe essa divisão extremada entre aqueles que desconsideram a importância do conhecimento teológico e histórico, buscando sinais e provas da parte de Deus e aqueles conservadores frios e desprovidos dos afetos da Graça, amantes do intelecto e agressivamente aversos à verdadeira espiritualidade bíblica, que afirmam-na com veemência e dizem praticá-la, mas negam-na na prática, com sua frieza e aridez de caráter.
Louvado seja Deus pela Graça gerada da Cruz e pelo Seu chamado eficaz, que tem aberto os olhos de cegos e dado vida a mortos. A Sua bondade e misericórdia se estendem pelos séculos dos séculos e de geração em geração sobre o Seu povo até a consumação final. Amém!
"...mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, PODER de Deus, e SABEDORIA de Deus."
(1 Coríntios, 1:24)
{Autor: Ricardo Macieira}
{Sola Scriptura}
{Sola Scriptura}
Nenhum comentário:
Postar um comentário