Online Agora

sábado, 22 de outubro de 2016

SÁBADO, DOMINGO OU TODOS OS DIAS?

REFUTANDO AS DOUTRINAS DA “GUARDA DO SÁBADO (e DOMINGO)”

Qual o dia que devemos guardar? O sábado? O domingo? Ou TODOS OS DIAS?


A palavra sábado vem do hebraico “Shabbath”, que significa literalmente "DESCANSO" - Dia judaico dedicado ao descanso e ao culto. Todavia, para o cristão, o próprio Cristo é o verdadeiro sábado, pois Nele somos convidados a descansar todos os dias.

1 -> "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas". (Mateus 11:28, 29)

2 -> "E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor." (Marcos 2:27-28)

3 -> “Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco”. (Gálatas 4:1-11)


Estas três passagens seriam suficientes para um cristão sensato e que, quando se depara com um versículo demasiado direto e enfático, não discute com a Escritura. Para um cristão realmente calvinista (reformado), que faz da doutrina Sola Scriptura o seu grito de guerra, passagens como a de Marcos 2:27-28 não necessitam da aplicação da exegese. É um texto claro como a neve, direto como um tiro certeiro e penetrante como uma espada de dois gumes. Mais enfática ainda é a mensagem predominante de GÁLATAS 4:1-11, onde o Apóstolo Paulo denomina a "guarda de dias", entre outros costumes judaicos, como sendo "RUDIMENTOS FRACOS E POBRES", aos quais "de novo" os crentes queriam servir e praticar.

Não obstante, a maioria incontável de crentes sempre necessitaram de “mais palavras” (alguns não creram nem assim) para concluir suas queixas acerca do Sábado. Para equilibrar as coisas por aqui, admitirei que o tema, em algum grau ou aspecto, contenha suas complicações didáticas para alguém que ainda se alimenta do “leite espiritual”, ou, do básico da Fé Cristã. Mas, chega de subterfúgios. Vamos consultar a nossa única regra de fé e conduta, à saber, as Escrituras.


O QUE A BÍBLIA DIZ

"Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se". (Êxodo 31: 12- 17)

O texto é claro! A guarda do sábado era um sinal ou aliança apenas para os filhos de Israel e ninguém mais. Mas havia uma profecia para a chegada de uma Nova Aliança ou Novo Pacto:

"Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo". (Jeremias 31: 31-33)

E essa Nova Aliança traria o fim do sábado:

"E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades". (Oséias 2:11) 
Que se cumpriu na pessoa de Cristo:

"Havendo (Cristo) riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados". (Colossenses 2:14-16)

Por isso que nos preceitos ensinados pelos apóstolos aos gentios que se convertem ao Evangelho de Cristo, o sábado não aparece:

"Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá". (Atos 15: 19-20, 29)


O NOVO TESTAMENTO ANIQUILA O SÁBADO JUDAICO

Não só nos preceitos de Atos 15. 19-20, 29, mas no Novo Testamento não há recomendação ou mandamento para guardar o sábado, apesar de encontrarmos todos os outros mandamentos do Decálogo:

1.º Mandamento no Antigo Testamento
"Não terás outros deuses diante de mim". (Êxodo 20: 3)

1.º Mandamento no Novo Testamento
"Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só". (I Coríntios 8: 4)
----------------------------------------------------------------------------------
2.º Mandamento no Antigo Testamento
"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança
do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra". (Êxodo 20: 4)

2.º Mandamento no Novo Testamento
"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém". (I João 5: 21)
----------------------------------------------------------------------------------
3.º Mandamento no Antigo Testamento
"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". (Êxodo 20: 7)

3.º Mandamento no Novo Testamento
"Para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados".
(I Timóteo 6: 1b)
-----------------------------------------------------------------------------------
4.º Mandamento no Antigo Testamento
"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas". (Êxodo 20: 8-10)

4.º Mandamento no Novo Testamento
NÃO EXISTE! 
-------------------------------------------------------------------------------------
5.° Mandamento no Antigo Testamento
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá". (Êxodo 20: 12)

5.º Mandamento no Novo Testamento
"Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa". (Efésios 6: 2)
------------------------------------------------------------------------------------
6.º Mandamento no Antigo Testamento
"Não matarás". (Êxodo 20: 13)

6.° Mandamento no Novo Testamento
"Com efeito:...não matarás...". (Romanos 13: 9)
-------------------------------------------------------------------------------------
7.º Mandamento no Antigo Testamento
"Não adulterarás". (Êxodo 20: 14)

7.º Mandamento no Novo Testamento
"Não erreis: ..., nem os adúlteros, ...herdarão o reino de Deus".
(I Coríntios 6: 10)
--------------------------------------------------------------------------------------
8.º Mandamento no Antigo Testamento
"Não furtarás". Êxodo (20: 15)

8.º Mandamento no Novo Testamento
"Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade". (Efésios 4: 28)
---------------------------------------------------------------------------------------
9.º Mandamento no Antigo Testamento
"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo". (Êxodo 20.:16)

9.º Mandamento no Novo Testamento
"Com efeito: ..., não darás falso testemunho, ...". (Romanos 13: 9)
-------------------------------------------------------------------------------------------
10.º Mandamento no Antigo Testamento
"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo". (Êxodo 20. 17)

10.º Mandamento no Novo Testamento
"Com efeito: ..., não cobiçarás; ...". (Romanos 13: 9)


POR QUE O QUARTO MANDAMENTO DO DECÁLOGO (A GUARDA DO SÁBADO) NÃO APARECE NO NOVO TESTAMENTO?

Porque em Deuteronômio lemos:
"Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado". (Deuteronômio 5: 15)

O texto sagrado nos mostra que Deus ordenou a guarda do sábado em lembrança da libertação de Israel da escravidão do Egito, e, por isso a ordenança do sábado era exclusiva para Israel e não para nós cristãos.

Veja que o apóstolo Paulo afirmou que tudo de útil e todo conselho de Deus ele ensinou, mas nada ensinou para que nós cristãos guardemos o sábado:

"Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus". (Atos 20: 20, 21, 26, 27)

Pergunto aos defensores do sábado: Paulo ensinou ou não todo o conselho de Deus? Teria Paulo esquecido de ensinar que temos que guardar o sábado? Precisamos separar as coisas e abrir mão de doutrinas de homens, afim de compreender a simplicidade do tema quando examinado na Escritura. Realmente a guarda do sábado foi um dos selos para separar ou identificar o povo de Deus da Antiga Aliança (Israel). Mas hoje, para o povo de Deus da Nova e Eterna Aliança, somos selados quando cremos no Evangelho e recebemos o Espírito Santo e não por guardar o sábado:

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa". (Efésios 1:3)

Faz-se, aqui, necessário uma explicação sobre o nosso novo concerto e a “mudança da Lei” (Não a sua abolição). Foi o próprio Cristo que instituiu a nova aliança:

"Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mateus 26:28)

Trazendo assim uma nova concepção da vida espiritual que Deus quer que tenhamos.

Isto foi tão profundo que os judeus não entenderam e nem aceitaram.

A mudança que foi feita não exclui nem um til da Lei:

"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido." (Mateus 5:18)

Esta mudança não exclui a lei, mas é uma concepção mais profunda da mesma. Isso nem os Judeus e muito menos os Adventistas entendem. E para a nossa vergonha, muitos ditos “calvinistas reformados” também não entenderam. 

Quanto ao Sábado, a Lei dizia que deveria ser guardado e santificado:

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar."
(Êxodo 20:8)

Mas no novo pacto isso muda e o que tem que ser guardado e santificado é o povo de Deus, não só em um dia da semana, mas nos sete. Isso é pelo fato do Sábado ser feito para o homem e não o homem para ser escravo do Sábado.

"E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor."
(Marcos 2:27-28)

Todos os dias para os cristãos devem ser santos e especiais, visto que em qualquer um desses dias Jesus pode voltar.

"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai." (Marcos 13:32)

A nova concepção do Sábado é muito mais profunda do que qualquer sabatista (ou “dominguista”) possa querer explicar, pois muitas são as mudanças na visão dessa lei da guarda do Sábado.

Em Hebreus (capítulo 4) Jesus é o próprio Sábado e é claro que o Senhor reina em todos os dias. Para a Igreja, o Sábado, que era o dia da santificação, tornou-se TODOS OS DIAS.

É uma pena que os Adventistas e sabatistas consagrem apenas um dia para o Senhor, pois A IGREJA DE CRISTO CONSAGRA TODOS OS DIAS AO SEU SENHOR.

Isto é o que a BÍBLIA diz. Isto é o princípio da hermenêutica irrefutável, quando os contextos acerca de um tema são unidos e concluem uma premissa sensata e sem eufemismos filosóficos.


EXORTAÇÃO FINAL (Por João Calvino)

Quando você engrandece somente um dia com o propósito de adorar a Deus, você simplesmente transforma-o em um ídolo. Na verdade, vocês insistem que têm feito assim para a honra de Deus, contudo, honram mais ao diabo.

Nenhum dia é superior a outro. Quando insistimos em criar uma prática baseada em nossos CAPRICHOS, blasfemamos contra Deus e criamos um ídolo, apesar de termos feito tudo isso em nome de Deus. Quando você adora a Deus com ociosidade espiritual num dia “santo”, é um grave pecado para suportar, pois, isto atrai outros pecados até atingirmos a medida da iniquidade.

João Calvino - Excerto do sermão em Miquéias 5:7-14 - (22/12/1551)

♠ JP Padilha
#SolaScriptura

Um comentário:

  1. Achei bem coerente a comparação dos mandamento do antigos testamento com os do novo testamento.mais o descanso que Jesus fala em Mateus 11.28 e espiritual que só ele pode da.e o descanso do sábado e físico.refletindo no espiritual.que e o que Jesus deu exemplo.curando.indo a sinagoga.como era seu costume.eu acredito que ele não fazia isso pra agradar os judeus.mais para dar exemplo.o sábado foi estipulado na criação.e não no nascimento de Judá filho de Jacó de onde vem os judeus.e indentificar o Deus criador se todos fossem ensinados sobre o sábado que indentifica o criador.nao teríamos muitos ateus hj.porque saberiam sua origem.e não teríamos evolucionismo.eu acredito no dia que o senhor me deu.nao só para me tornar santo nesse dia.mais mostrar que a santidade e buscada diariamente com uma comunhão direta.e mais a Bíblia ensina que a Quelé que tropeça em só mandamento se torna culpados de todos.abraco e a paz de Cristo

    ResponderExcluir