Online Agora

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A expressão "livre arbítrio" é muito FORTE. Ela significa que nosso ARBÍTRIO seria TOTALMENTE livre (o que NÃO é verdade).



O livre arbítrio, indiscutivelmente, NÃO existe! Você não é livre! Você é ESCRAVO de Cristo ou ESCRAVO do pecado:
a) "o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo" (1 Co 7.22)
b) "todo o que comete pecado é escravo do pecado" (Jo 8.34)
Como um ESCRAVO pode ser totalmente livre?
Entenda a diferença:
Arbítrio: => Capacidade de escolha dentro do LIMITE de nossa natureza, como, por exemplo, ir a uma lanchonete, tomar um sorvete ou sair jogar bola.
Livre arbítrio: => Capacidade de escolha livre de influências internas e/ou externas, como, por exemplo, escolher entre o bem e o mal sem ser influenciado por nada, tanto interna quanto externamente.
Ninguém na terra faz escolhas livres de influências pelo simples fato do pecado habitar em nós e nos INCLINAR diretamente a escolhas pecaminosas e contrárias à vontade de Deus! Nosso arbítrio foi profundamente AFETADO pelo PECADO, portanto, não é mais totalmente LIVRE.
Não adianta tentar encaixar uma teologia nas Escrituras, quando as Escrituras já traçaram a teologia.
Ademais, vejamos se Paulo tinha um suposto "livre arbítrio", mesmo já sendo regenerado! Ele diz:
"Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros". (Rm 7.14-23)
Pergunta: Como que o apóstolo Paulo, já REGENERADO e possuindo uma nova natureza (natureza de Cristo) afirmou severamente:
1 – Que era vendido à escravidão do pecado.
2 – Que não conseguia fazer o que preferia, e sim o que detestava.
3 – Que fazia o que não queria.
4 – Que quem fazia isto já não era ele, mas o pecado que habitava nele.
5 – Que o querer o bem estava nele; não, porém, o efetuá-lo.
6 – Que não conseguia fazer o bem que preferia, mas o mal que não queria, esse fazia.
7 – Que ao querer fazer o bem, encontrava a lei de que o mal residia nele.
8 – E que o fazia prisioneiro da lei do pecado que estava nos seus membros.
ONDE ESTÁ O LIVRE ARBÍTRIO??? Claramente vemos Paulo não podendo NÃO PECAR! Ora, se ele possuísse "livre arbítrio", porque não teve a liberdade de livremente escolher NÃO pecar nunca mais???
Resposta: Porque ele NUNCA teve livre arbítrio. (assim como todos nós)
Com isso, automaticamente é levantada UMA PERGUNTA:
Nós conseguimos escolher não pecar, ou sempre acabamos pecando? Se a resposta for:
a. ( ) Eu não consigo sempre escolher não pecar.
(Então, nós admitimos que NÃO possuímos LIVRE ARBÍTRIO!)
b. ( ) Eu consigo sempre escolher não pecar.
(Então, nós nos autodeclaramos MENTIROSOS, conforme diz 1 Jo 1.8-10: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós).
Como a única resposta correta é a letra “a”, ou seja, nós “não conseguimos sempre escolher não pecar” definimos com isso, indiscutivelmente, que NÃO POSSUÍMOS LIVRE ARBÍTRIO!
Mas é importante que você entenda uma coisa fundamental:
Primeiro: Ninguém é um robô! Ninguém aqui nega que depois da regeneração o ser humano faz algumas coisas boas e pode optar em negar, em muitas ocasiões (mas nem sempre) a vontade da carne. Contudo, o salvo irá pecar até a volta de Cristo! A diferença é que ele não VIVE na PRÁTICA do pecado. Mas continua pecando vez ou outra, pois ainda não foi glorificado.
Porém, toda a glória das boas ações e boas obras deve ser dada totalmente ao Senhor, "pois é Ele quem efetua em nós (os salvos) tanto o querer quanto o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2.13).
Mas então, se não somos robôs como entender o fato de que fazemos escolhas? Ora, a resposta é muito simples, nós possuímos LIVRE AGÊNCIA! O que é ter livre agência? O que é ser um agente livre? É ser capaz de FAZER ESCOLHAS E TOMAR DECISÕES DENTRO DO LIMITE DA NOSSA NATUREZA CAÍDA E CORROMPIDA PELO PECADO.
Por isso, nós podemos escolher se queremos levantar da cadeira e ir até a geladeira para tomar um copo com água gelada ou simplesmente ir até a torneira e optar pela água em temperatura ambiente. Nós podemos escolher entre ir caminhando ao mercado ou correndo. Nós podemos, ao chegar lá, optar em escolher entre comprar uma barra de chocolate ou 10 barras de chocolate, porque nós somos agentes livres, porém livres DENTRO do LIMITE da nossa natureza. Entretanto, o que as Escrituras nos ensinam é que o ser humano é completamente INCAPAZ de escolher a Cristo!!! Porque Ele mesmo disse: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.44).
Por que ninguém pode ir a Deus? Rm 3.11: “Porque não há quem busque a Deus”. Por que não há quem busque a Deus? Ef 2.1: “Porque todos estão mortos nos seus delitos e pecados.” (antes da regeneração) Por que estão MORTOS? Gn 2.16-17: “Porque o SENHOR Deus deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” O ser humano comeu e, por isso, MORREU (espiritualmente). E desde então, apenas foge de Deus, faz a vontade da carne, desobedece a Deus, pois é totalmente INCLINADO ao pecado, devido ao pecado HABITAR nele!
É isso que o texto de Ef 2.1-4 continua asseverando:
“Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por NATUREZA, filhos da ira, como também os demais.” Isso é Depravação Total, com isso vemos claramente que o ser humano não possui livre arbítrio, pois seu arbítrio NÃO é LIVRE, mas profundamente afetado e CORROMPIDO pelo PECADO.
Inclusive, ao mesmo tempo, não podemos simplesmente nos esquecer de textos tão conhecidos como:
“Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.” (Jr 10.23). “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.” (Pv 16.9). “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.” (Pv 21.1)
Então, vamos soletrar "MENTIRA" juntos?
-> L-I-V-R-E - A-R-B-Í-T-R-I-O

{Autor Rômulo Maraschin}
do Canal  Firmeza da Verdade 
{Sola Scriptura}
------------------------------------------------------------
Livre-Arbítrio ((Doutrina de Demônio)) Uma Afronta a Soberania de Deus

(📖 Sola Scriptura 📖)
(🙏 Soli Deo Gloria 🙏)






Nenhum comentário:

Postar um comentário