Online Agora

domingo, 6 de novembro de 2016

"NADA ME FALTARÁ" OU "DE NADA TEREI FALTA"?


"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará". (Salmos 23:1)
Essa é a tradução mais empobrecida e conhecida pelo brasileiro.
Embora eu aplique a exegese textual, não sou "expert" na variedade de traduções que as bíblias possuem. Todavia, isso é mais um motivo para analisarmos as Escrituras afim de saber o que o hebraico e o grego realmente dizem em sua essência, pois uma leitura rasa e sem a observância de todo o contexto de um capítulo pode nos levar a um grande erro de interpretação, e é aí que a verdade da Palavra começa a ser distorcida até você se tornar um herege hipócrita e sem nenhum discernimento. Nossa pobre língua não é párea para a vasta complexidade e significação desses dois idiomas. Lembre-se que o Velho Testamento foi traduzido do hebraico, e o Novo Testamento do grego.

Enfim, devemos compreender que o "Nada me faltará", de acordo com a frase em sua língua original, tem uma conotação bem diferente da que entendemos quando lemos isoladamente. Não seria necessário fazer aqui uma análise exegética se não fosse pela proliferação da miserável "teologia da prosperidade", que vive a usar esta passagem para contradizer tudo o que o Evangelho da Cruz ensina.

Uma melhor tradução da passagem de Salmos 23:1 é: "O Senhor é meu Pastor; de nada terei falta". Percebe como uma versão mais autêntica e fiel ao hebraico nos faz interpretar corretamente, sem que precisemos sequer partir para o contexto, embora isso seja indispensável em qualquer leitura da Bíblia?

A maioria das pessoas pensam que o texto bíblico significa: "Não me faltará paz, não me faltará o pão, não me faltará o teto, não me faltará saúde, não me faltará trabalho, não faltará alegria, não me faltará prosperidade, não me faltará proteção, não faltará nada".. e tantas outras coisas terrenas das quais os próprios APÓSTOLOS foram privados por amor a este mesmo Senhor. E a Bíblia nos mostra com clareza como um homem de Deus, fiel e genuíno cristão não somente terá falta de muitas coisas, como fará disso um estilo de vida em muitos momentos e, em alguns casos, por toda a vida terrena. Vejamos um exemplo disso?

-> "Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, passei fome e sede, fiquei em jejum muitas vezes, passei frio e fiquei nu. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas". (2 Coríntios 11:25-28)

Deu para perceber como um cristão pode passar por circunstâncias como essa em sua peregrinação? Mas, onde está o paradoxo? Em lugar algum. A hermenêutica é irrefutável e nós devemos entender que quando o Salmo 23 diz que "De Nada Teremos Falta" (falo dos escolhidos), significa que, em qualquer circunstância, em qualquer lugar e em qualquer tempestade nós NÃO SENTIREMOS FALTA DE NADA. Como prova desta premissa o apóstolo Paulo menciona sua alegria em meio às aflições, dando-nos testemunho das escrituras de que um servo do Senhor, de fato, não sente falta de coisa alguma, ou seja, ele independe das circunstâncias, seja na adversidade ou nos tempos de prosperidade:

-> "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte". (2 Coríntios 12:10)

Sem esta compreensão, colocaríamos a Bíblia contra ela mesma ao afirmar que o homem de Deus "não tem falta de nada" no sentido de viver sempre em abundância e saúde perfeita. Veja mais uma declaração de Paulo, como exemplo do que digo:

-> "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece". (Filipenses 4:11-13)

👉 CONTENTAR-SE COM O QUE TEM - Esse é o princípio predominante de Salmos 23:1.

A propósito, quantos amam citar o versículo 13 de Filipenses 4, pensando: "Se posso todas as coisas, então viverei como bem entender e poderei fazer tudo que quiser em nome de Cristo". Porventura não é assim que os incautos e hereges fazem com o texto? Mas, analisem novamente Filipenses 4:11-13, acima, e vejam do que se trata o "Posso Todas As Coisas Em Cristo Que Me Fortalece". Reparou na lista de aflições e angústias que um cristão pode suportar em Cristo Jesus? São exatamente essas coisas a que o apóstolo da graça se refere, e não meramente a qualquer prazer carnal ou conforto.

Findando aqui minha "chacina" exegética contra o Pentecostalismo e suas insanidades doutrinárias, o que a Bíblia diz que realmente será patente em nossas vidas, caso sejamos genuínos crentes e escravos de Jesus Cristo, é composta por essa listinha linda aqui:

● Não me faltará aflições (Jo 16.33), 
● Não me faltará lutas (Ef 6.10-18), 
● Não me faltará ataques de falsos profetas (Jo 10.10), 
● Não me faltará LEIS a serem seguidas (João 14:21), 
● Não me faltará tribulações (At 14.22), 
● Não me faltará desafios assombrosos (Is 43.2), etc.

Poderia eu estender essa lista com milhares de passagens que provam que SALMOS 23:1 não está, em hipótese alguma, dizendo que "nada nos faltará", mas que, em qualquer tipo ou gênero de sofrimento, "não teremos falta de coisa alguma", pelo fato de nossa esperança e gozo estarem depositados em Cristo e não nas coisas passageiras deste mundo.

➡ "No mundo tereis aflições..." (João 16:33)

➡ "Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão".
(1 Timóteo 6:8-11)

➡ "... contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo".
(2 Coríntios 6:10)

Aprendeu? Então vamos ao resumo em perguntas e respostas:
---------------------------------------------------------------------------------------
1 》O que significa "Não Ter Falta de Nada"?

Significa que, não importando o estado físico e mental em que se encontra, sua satisfação e esperança está nas coisas do alto, e, consequentemente, aquilo que você não tem é resultado de não estar precisando. A regra é essa: Se Deus lhe prometeu o sustento e o arroz faltou à sua mesa, logo é porque naquele instante o arroz não era necessário (2 Coríntios 12:10 / Filipenses 4:11-13)

2 》Em que sentido podemos "Todas as Coisas" nAquele que nos fortalece?

No sentido de -> Estar abatido, ter abundância; e estar instruído em toda e qualquer circunstância, tanto na fartura, como na fome; tanto na abundância como no padecer necessidades (Filipenses 4:11-13)

Isso é o Evangelho Bíblico e sem mácula. Não obstante, há quem prefira o evangelho de açúcar, adulterado e blasfemo. Neste caso, sugiro que abandone o Cristianismo e comece a assistir programas evangélicos modernos, pentecostais e carismáticos, como Edir Macedo, Valdemiro, Silas Malafaia, RR. Soares e CIA. Lá você terá uma pregação doce e agradável aos ouvidos, contudo, sem nenhuma teologia sistemática. 

{Autor JP Padilha}
Sola Scriptura

4 comentários:

  1. Eu creio que seja exatamente isto, uma vez houvi tbm um pstor dizer : O Senhor é meu pastor e não me darta loa, ou seja : eu posso passar por todos estes problemas que foi sitado no estudo mas o Senhor estará comigo, ainda que me falte td o Senhor já mais me farta loa

    ResponderExcluir
  2. Glória seja dada ao nosso senhor Jesus Cristo, mais pura verdade, está sim é a palavra de Deus sendo esplanada como deve ser.

    ResponderExcluir
  3. Isso que é viver o verdadeiro evangelho!

    ResponderExcluir
  4. Se a Palavra de Deus diz no tempo presente que "O Senhor é o meu Pastor", "é" o verbo está no presente, se o é o Senhor meu Pastor, nada me falta...

    ResponderExcluir